NOTÍCIAS
Ofertas de Natal da Google chegam mais cedo!
O sistema operativo Chrome chega no Outono

A Google anunciou que o sistema operativo Chrome vai chegar ao mercado no final do Outono deste ano e embora não exista uma data definida, a intenção da empresa é que o produto seja disponibilizado a tempo da importante época natalícia.

O Chrome – cujo desenvolvimento foi anunciado há cerca de um ano e de que a Google fez uma demonstração em Novembro do ano passado – é um sistema operativo desenhado para a utilização de aplicações online, usando o conceito de computação em nuvem.

A ideia é que o utilizador, em vez de recorrer a aplicações instaladas no próprio computador, use aplicações e guarde ficheiros na Internet – o tipo de serviços que a própria Google já oferece em abundância, desde processadores de texto ao conhecido Gmail.

O Chrome deverá equipar netbooks (os pequenos portáteis, de baixo custo, que têm sido um grande sucesso comercial, mas cujas vendas estão agora a cair) e, eventualmente, outro tipo de dispositivos . As características do sistema fazem com que possa ser usado em aparelhos tablet, do género do iPad, da Apple, embora a indústria também esteja, neste campo, a olhar para o Android, o sistema operativo da Google para telemóveis.

O sistema da Google (que é baseado em Linux e gratuito) tem sido descrito pelos responsáveis como leve e extremamente rápido (apenas alguns segundos entre o momento em que se liga o computador e o acesso à Internet), o que o torna adequado para os netbooks, que têm uma capacidade de desempenho inferior à de um portátil convencional.

Muitos netbooks, aliás, surgiram com versões de Linux apropriadas, precisamente para evitar o muito mais pesado Windows. Porém, a desconfiança de muitos consumidores relativamente a um sistema que não conheciam acabou por fazer com que boa parte dos netbooks passasse a ser vendido com o Windows. A ajudar esta mudança esteve também o facto de muitos netbooks serem comprados como computador principal, quando foram inicialmente concebidos para o papel de segundo computador do utilizador.

Será que no Natal de 2010 esta tendência vai mudar?

Partilha

 
OUTRAS NOTÍCIAS
scrool - subir
scrool - descer